Dou graças a Deus pelos irmãos que doaram o seu tempo, com o trabalho e a resiliência na organização destes seminários, os vídeos eram testemunhos de Cristo confirmados pelos irmãos, tenho a certeza que ficamos enriquecidos em tudo, na palavra, partilha e todo o conhecimento. 

O meu sentir em todas as orações era a presença de Jesus, como há dois mil anos, falava-me dizendo “Assim como o Pai me enviou, também eu vos envio a vós” Em seguida soprava sobre mim, dizendo “Recebei o Espírito Santo”.

Ana Botão


Os seminários online, de Vida Nova no Espírito foram, para mim, um novo sopro de esperança, uma nova alegria em Jesus vivo.

Integro o RCC há cerca de vinte anos e este foi o alimento da minha fé, a chama inflamada pelo vento do Espírito Santo. No renovamento abandonei a fé morna, quase ritualizada, pois encontramo-nos com um Deus próximo, vivo. Deus com quem nos encontramos todos os dias se a todas as horas, nos bons e nos maus momentos, nos grandes acontecimentos e nos sofrimentos. Basta estar atento, recetivo à exalação do perfume de Deus para O sentirmos a nosso lado.

A pandemia isolou-nos, talvez possamos pensar que foi obra do inimigo. Se o foi, não teve sucesso. Ao invés, transformámos a dificuldade numa oportunidade bem aproveitada, por inspiração do Espírito Santo.

A pandemia incrementou e capacitou o exército de Deus! Como ouvi alguém dizer “em cada casa uma Igreja”. O exército cresceu e em cada casa existe um quartel com soldados.

Encontrávamo-nos a iniciar a caminhada de preparação dos novos efusandos e foi com tristeza que pensei não ser possível, este ano, trazer mais filhos ao Pai. Mas Deus, é Deus dos milagres… Disse o poeta “Deus quer, o homem sonha, a obra nasce” e Deus quis que a equipa de serviço diocesana servisse de instrumento para concretizar os Seus planos e, assim, fazer chegar os Seminários de Vida Nova no Espírito aos irmãos nos quatro cantos do mundo.

Agradeço, sinceramente, a oportunidade oferecida!

Deus vos abençoe

Maria Falcão


A minha experiência no Seminário de Vida Nova no Espirito – online

                                                 “Tu me farás conhecer a vereda da vida,

                                                  a alegria plena da tua presença,

                                                  eterno prazer à tua direita.”

                                                                                           Salmos 16:11

O meu nome é Sandra Loução e estou a participar no Seminário de Vida Nova do Espirito pela primeira vez.

Estou a fazer o meu processo de crescimento espiritual e através do Seminário de Vida Nova no Espirito, pude crescer na Fé e compreender melhor a palavra do Senhor, através da Sagrada Escritura. Estou num caminho e ainda tenho muitos degraus a alcançar, mas caminho para a plenitude da vida com o Espirito Santo. Deus está a agir em mim e eu a receber tudo o que Ele tem para me dar. Vivencio uma plenitude e um maior discernimento, perante o outro.   

Ao longo do Seminário, pude ter uma maior aproximação ao Senhor e estou Muito Grata, pois pude reconfirmar a minha Fé.

 Louvado sejas Senhor, por entrares no meu coração e fazeres com que me reencontre em mim mesma. Pude sentir uma regeneração, restauração, reestruturação, dentro do meu eu interior. Aprendi a estar mais próxima do Senhor e a apreender os seus ensinamentos.

“Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” João 3:16

Sandra Loução


É difícil de descrever o que senti no meu coração, mas, em poucas palavras, digo o que sinto atualmente, depois de muitas orações e reflexão, uma gratidão incomensurável, por tudo. O dia do retiro e Efusão do Espírito Santo (presencial) foi maravilhoso.

Anabela Lages


“O que vivi na minha caminhada da Vida Nova no Espírito?

 Quando começaram os Seminários online e fui convidada para fazer a Infusão no Espírito, comecei a sentir que era agora a altura!… e assim foi! 

Fui fazendo tudo o que me foi aconselhado, ler a Palavra, ouvir os ensinamentos, responder aos questionários e orar muito. Foi crescendo em mim uma vontade enorme de fazer a Efusão no Espírito e uma vontade muito grande de conhecer mais e mais a Palavra e assim foi até ao dia tão ansiado, o DIA ESPECIAL!

E… foi mesmo um Dia Especial sem dúvida! Algo muito Bom estava a acontecer naquela sala, JESUS ESTAVA ALI CONNOSCO, senti que se respirava Amor e que éramos todos irmãos, quando me impuseram as mãos, senti um calor BOM e muita PAZ, paz essa que me tem acompanhado todos os dias e que agradeço muito.

Creio que o Espírito Santo me vai ajudar, todos os dias O invoco e Lhe peço que seja a minha Luz, a minha força, o meu amor e me ajude a ser uma pessoa melhor.

Aproveito para agradecer estes Seminários e tudo o que têm feito, está tudo muito bem organizado, testemunhos que nos ajudam muito. Já tinha sido convidada para fazer a Infusão e nunca senti vontade, nem percebia muito bem o que era, mas com a vossa ajuda

o Espírito Santo fez em mim maravilhas, Santo é o seu Nome.BEM HAJAM e o meu MUITO OBRIGADA.”          

Maria Carolina Pereira


Senti que o Senhor está sempre presente no meu coração nas minhas palavras e nas minhas ações. Deus ilumina-me na estrada da vida e sempre senti a sua proteção Divina, não tenho palavras para descrever um sentimento tão profundo. Bem Haja Senhor por tudo.

António Alves


O meu testemunho e que tem sido uma experiência muito boa ou seja para uma pessoa fraca e sempre com o medo presente só a fé em Deus me mantem de pé vivo um dia de cada vez deixo as coisas acontecerem já tinha uma amiga a Mãe do Ceu que sempre me acompanha e protege todos os dias e agora ganhei um amigo o Divino Espírito Santo eles são as minhas asas que não me deixam cair nas minhas dificuldades nos meus receios eles me seguram são a LUZ que ilumina o meu caminho sinto me mais confiante mais forte. Obrigado.

Maria da Conceição


“Quero agradecer a Deus e a todos vocês por este ano de encontros entre todos com Deus. 

Tem sido muito bom apesar de ter tido muitas tribulações, tenho-me mantido fiel á oração cada vez mais depois da efusão, tenho sentido que as tribulações são para o meu crescimento e agora tenho a certeza de que Deus nunca me abandona.

Sinto-me mais calma, a mensagem para mim foi “”Cala-te e acalma-te””, a partir daí tenho enfrentado tudo com mais calma apesar das tribulações continuarem.

Esta semana nas meditações dizia-me que o Espírito Santo estava a trabalhar em mim, tenho a certeza que isso está acontecer por isso agradeço muito a Deus e a todos os que fazem parte do grupo.

Quero muito continuar em oração com todos vocês porque ainda tenho uma longa caminhada de aprendizagem.

Estou muito contente por esta oportunidade online de realizar a efusão, porque se não fosse assim talvez nunca a teria feito.

Que Deus nos abençoe a TODOS.”

Fátima Magalhães

“Testemunho de Isabel Francisco Munguambe

sobre a Efusão do Espírito Santo

Sou uma pessoa de caminhada cristã, faz alguns anos. Mas sempre tive sede do mais. Tive sempre a necessidade de intimidade com Deus. 

É muito difícil descrever uma vivência, uma experiência interior. Mas vou tentar. 

Antes

Faz tempo que conheci a Renovação Carismática Católica e, percebo em mim uma certa inclinação para este modo de vivência da fé baptismal. A partir do ano passado, alguém fez-me conhecer o grupo de oração – Exército de São Miguel que tenho acompanhado “online”.

Entretanto, uma amiga lá da Madeira enviou-me o convite para participar neste Seminário de Vida Nova no Espírito.

Durante

A minha experiência de efusão iniciou já no encontro de formação e oração da quarta, dia 19 de Maio. O meu desejo de receber a efusão do Espírito foi crescendo cada vez mais. Fiz tudo e, com a graça do Senhor consegui estar livre para participar em cheio naquele retiro do Sábado, dia 22/05/21. 

No momento em que comecei a escrever a minha carta a Deus, derramei a minha alma de filha ao Pai. E disse-Lhe que viesse desamarrar-me de toda a sorte de cadeias que me impedem de voar para Ele. E o Senhor misericordioso ouviu a minha oração e me tocou. Comecei a chorar. Era como se estivesse no fundo de um abismo e incapaz de sair de lá. A presença do Santíssimo Sacramento exposto naquela sala foi um bálsamo! Pena que durou pouco para mim. Pois, quando estava tudo pronto para iniciar a efusão tão esperada, vi-me sozinha na sala, sem o Senhor e sem os irmãos! De vez em quando aparecia alguém por ali, mas eu não podia me comunicar porque o meu micro não abria nem por decreto! Aquila situação desencadeou em mim vários sentimentos: angústia, inadequação, culpa, insegurança, abandono, tristeza, menos valia, confusão: isto é obra do “encardido” ou estratégias do Senhor?! – Perguntava-me. Enfim, experimentei muito sofrimento interior naquele momento. Chamei pela coordenadora do meu grupo, embora soubesse que naquela hora estava ocupada! Claro, não espondeu. Tentei várias vezes sair e entrar de novo, mas, ia ter sempre no mesmo lugar: naquela grande sala, sozinha! Quando finalmente reencontrei os irmãos, estavam a regressar da efusão. Que decepção foi a minha! 

Desejava tanto participar daquela Eucaristia com a Renovação, mas, o meu tempo estava a terminar. Pior para mim, quando em vez de começar logo, anunciaram um intervalo – o que era justo -. Só que, tudo aquilo contribuía para piorar a minha situação. Começou a Eucaristia e, logo tive que deixar o grupo, sem entender muito bem a minha sorte. 

À noite contei o sucedido à Coordenadora e pedi: amanhã, a sessão começa às 15h e eu só poderei estar até às 17h30; pelo amor de Deus, peço que vos lembreis de mim! 

Foi muito e intenso o meu sofrimento naquela tarde, talvez não proporcional aos factos, mas real. E, avivou cada vez mais o meu desejo de ser o batizada no Espírito. Aliás, já estava sendo, o Senhor já estava a derramar em mim o Seu Espírito sem que me apercebesse disso! E a torrente era tal que não podia ser duma vez só, senão, poderia afogar-me! 

Dia 23/05/21 – Domingo do Pentecostes, à hora marcada lá estava eu cheia de espectativa. Quando chegou o momento suspirado começou-se a formar as salas e ouvi chamada de uma lista de pessoas menos o meu nome. – Não, a experiência do dia anterior não podia se repetir – Imediatamente levantei a mão e gritei. Felizmente o micro abria! Foi então quando alguém explicou que aquela chamada era das pessoas que iriam atender. Então acalmei, recobrei a esperança. De facto a seguir foi feita a chamada das que deviam receber a efusão, então ouvi o meu nome: Isabel Francisco Munguambe. Foi tão importante para mim naquele momento ouvir o meu nome! Estava no grupo dos escolhidos, dos eleitos! Outra coisa que me deixou mais tranquila foi saber que não precisaria de me movimentar. Iria sair, entrar em outras salas e retornar à sala magna automaticamente.

O Espírito sempre chegou para mim também!

Finalmente fui chamada para o meu “cenáculo”, onde ia se dar o meu novo nascimento! Foi um momento sereno. Pude interagir calmamente com os Irmãos da equipa. Pedi antes de tudo o dom da humildade, para que os dons que iria receber fossem para o serviço dos irmãos segundo a orientação do mesmo Espírito, para a gloria de Deus e nada mais. De resto, estava aberta para que o Senhor derramasse em mim o Seu Espírito conforme Lhe aprouvesse! Depois que os Irmãos oraram por mim, o Senhor disse-me através deles: “Isabel confia em Mim, pois sou Deus que salva cuida de ti; sou o teu escudo, por isso nada temas!” (cf. Sl 115, 7-9). Senti-me tão feliz, o meu coração ardia dum fogo invisível, o meu peito não podia conter tanto amor! Então senti um impulso de cantar de gratidão ao Senhor. E, com a permissão dos Irmãos entoei este cântico da minha autoria: “Graças e louvores eu sempre cantarei, com todo o amor do meu coração, meu Deus me amaste, oh sem medida, eu viverei a gratidão!”

Às 17h30 retirei-me transbordando de alegria. Mais tarde liguei à Coordenadora do meu grupo para partilhar a minha experiência daquele dia e agradecer!

Depois – frutos da Efusão 

Na primeira semana eu experimentava aquela alegria. E perguntava: Senhor, que queres de mim?! No dia 26/05 tive a graça de ir ao Santuário de Nossa Senhora do Rosário de Fátima. Foi um dia de uma forte vivência espiritual. Fazia tempo que era convidada a consagrar-me a Nossa Senhora segundo o método de São Luís Maria Grignion de Montfort: A verdadeira devoção a Santíssima Virgem, mas resistia, sentia medo de não conseguir, medo de não ser fiel. 

A Primeira coisa que fiz em Fátima, foi a celebração do Sacramento da Misericórdia do Senhor. Disse ao Confessor que havia recebido o baptismo no Espírito recentemente e, queria fazer uma confissão geral, para deixar o que passou e iniciar uma vida nova. No fim, falei-lhe das minhas sedes: – fazer a vontade de Deus; entregar-me totalmente a Ele; sede da plenitude do Seu Espírito agindo em mim; finalmente, sede de me consagrar a Nossa Senhora! 

Nisto tudo há um pormenor muito importante. Havia pedido já ao Senhor que me desse um padre paciente para me ouvir e orientar-me segundo a Sua vontade a meu respeito. Lá não tinha nenhum padre monfortino nem outro mariano. Quem me atendeu foi um dominicano, consagrado a Nossa Senhora. Por isso, não só me acolheu, incentivou e orientou, como também me falou de sua experiência. Mais uma vez o Senhor deu-me a experimentar o Seu amor por mim, fez-me perceber que não sou preterida como às vezes me sinto, mas, a “preferida” segundo Isaías 62, 4. Aquela declaração/bênção do Padre confessor – “Eu te absolvo dos teus pecados, em Nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo … vai em Paz!” – foi outra torrente de amor de Deus sobre mim! “Derramarei o meu Espírito …” (Joel 3, 1-2; Ez 36, 27).

Irmãos, eu fui baptizada em Nome do Pai no Sábado dia 22, em Nome do Filho, no domingo dia 23 e do Espírito Santo no dia 26 de Maio de 2021! É claro que não dá para separar, a Trindade é sempre una agindo em todo o tempo. Eu apenas quero testemunhar o respeito que Deus tem por mim, como Pai/Mãe, acompanhando os meus passos de “criança”, respeitando as minhas resistências, os meus medos e, sobretudo perdoando os meus pecados! Quantos anos o Senhor foi-me preparando para esta experiência! 

Resumindo

Depois da efusão do Espírito Santo, venho experimentando alegria e paz interior; sinto-me mais próxima de Jesus, da Trindade, de Nossa Senhora e do meu Anjo da guarda; invoco mais o Espírito de Deus; sou mais sensível àquilo que acontece em mim que é contrário ao Amor, à vontade de Deus; sinto-me mais aberta ao Seu amor, com menos medo das exigências do mesmo. O Espírito do Senhor está trabalhando em mim o desapego do que é terreno e passageiro, despertando o meu coração para as riquezas eternas.

Estou a fazer o exercício de ser toda de Jesus por Maria, procuro tê-La como minha companheira inseparável. Como criança sob o seu manto de Mãe, vou aprendendo a confiar-lhe o que sou, o que faço, tenho, aspiro, inclusive os meus pecados. Vou com Ela à Eucaristia, leio e medito com Ela a Palavra de Deus, recito com Ele o Santo Rosário em sua honra e pelas Suas intenções. 

Matriculei-me na Escola de Maria, a Filha predilecta de Deus Pai, a Mãe de Deus Filho e a amadíssima Esposa do Espírito Santo! Colocar no papel o que a alma experimenta, é difícil de verdade.

Isabel Francisco Munguambe


A minha experiência nos seminários tem sido bastante enriquecedora no sentido em que tem sido um ótimo apoio em mais um passo da minha caminhada… Os frutos só Deus poderá revelar na sua hora e a seu tempo… Mas de facto o dia da efusão foi pleno de sabor e intensidade… Desde os momentos de preparação à sombra dos braços ressuscitados do Rei… Braços antes pregados na cruz a apaziguarem e levantarem os meus tão doridos e cansados… As tribulações antes tentaram desviar-me do foco… As dores impediram – me quase de ali chegar, mas com a força do Alto fui… Fiquei não esperando nada e tudo ao mesmo tempo… E Inesperadamente ao rezarem por mim… Foi instantâneo… As lágrimas doces me invadiram… Uma gratidão profunda pela bênção que é AQUELE ABRAÇO… O DELE!… incomparável e só igualável à COMUNHÃO EUCARÍSTICA…. louvado sejas!… Foram as únicas palavras q continuamente repetia e repetia… Tão abençoada sou por O ter sem O merecer!!… Obrigada a vós irmãos também! 💗🙏

Ana Raquel


“Conhecer a oração de quartas-feiras, promovida pelo RCC da Diocese de Setúbal, foi uma bênção, sobretudo porque nos encontrávamos em pleno confinamento e sem a possibilidade de nos unirmos para orarmos em comunidade.

A partilha nos pequenos grupos tem sido muito enriquecedora e inspirada pelo Espírito Santo. Ao longo destes meses a união entre os irmãos foi crescendo dentro do grupo e, após mais de um ano de encontros semanais de oração, os testemunhos de vida e de fé tornaram-se cada vez mais profundos e contribuíram para que todos se sentissem renovados e fortalecidos no amor a Deus e uns pelos outros.

Estamos a terminar mais um ciclo e, desta vez, com a experiência maravilhosa do Retiro para a Efusão, em que sentiu uma forte presença do Espírito Santo, por exemplo, materializada na Palavra dada pelo Senhor a cada um dos novos efusandos e a fé vivida naquele dia e naquele momento. Além disso, foi-nos dada a possibilidade de conhecer pessoalmente todos os irmãos com quem nos encontrámos virtualmente ao longo destes meses, o que foi uma outra graça.

Concluo, agradecendo a todos os irmãos, em particular aqueles com quem me reuni (G4) pelos momentos de oração e louvor e também à Equipa de Serviço Diocesana, nomeadamente ao irmão Francisco Cercas, por todo o empenho e dedicação à missão evangelizadora, que facilitou a presença viva do Espírito Santo no meio de nós e a comunhão fraterna.”

Filomena Falcão


“Eu te agradeço, Pai.

Porque me fizeste viver estes seminários de forma tão real e intensa, que me deste a oportunidade de aprender muitas coisas divinas de ti.

Graças te dou Senhor porque me deste nestes seminários a oportunidade de viver um novo Pentecostes, tens-me tao maravilhoso. Por teres enviado o teu Santo Espírito, derramar as suas bênçãos e todas as maravilhas sobre mim, sobre a minha vida e sobre o meu coração. 

Obrigada, Pai porque através de ti e do teu Espírito Santo, derramaste sobre mim, para além de já me teres dado o dom das lágrimas e libertação. Também senti, o viver e a Renovação da minha Efusão no Espírito, neste Pentecostes em ti, mesmo via online, também neste mesmo Pentecostes, me deste uma graça muito linda e muito importante, o Dom da Oração de intercessão. Abriste-me o coração para receber de ti muita coisa maravilhosa e de colocar os dons ao serviço de todos quantos precisem. Mais uma vez te dei o meu sim, ontem, hoje e amanhã, para fazeres em mim segundo a tua vontade e a tua palavra. Obrigada Paizinho porque estás sempre comigo.  Eu te amo.”

Cidália Santos


Pediram-nos para dar um testemunho sobre os seminários Vida Nova no Espírito… andámos às voltas… ora tentando gravar, ora tentando escrever… nada estava a sair bem, foi nesse momento que entendemos que não estava a sair bem porque queríamos que fosse perfeito… perfeito como estes dias!! Queríamos que ficasse lindo… lindo como os sentimentos que nos assolam a alma em cada um destes dias! Queríamos que fosse amor… amor como aquele que sentimos, cada dia de seminários… e no dia da Efusão! Esta tem sido uma bonita caminhada… hoje sabemos que Deus preparou tudo para aquele dia… íamos com planos, com tudo bem pensado… fazer a Efusão individual… levar tudo bem pensado, o que dizer e o que fazer!! Chegados lá… não foi nada assim… foi lindo e juntos (como o resto da caminhada) se os planos foram cumpridos?!? Foram sim… não os nossos, mas sim o plano de Deus!! E não podia ter sido melhor… há um antes e um depois da Efusão no Espírito Santo! Há uma Ana antes e outra depois… há um Luís Pedro antes e outro depois!! Mas hoje o que nos ocorre dizer é que havia um caminho antes e agora há um caminho depois… longo… cheio amor!! Viver em fé e ver o Espírito Santo agir é a maior bênção que existe! Estamos gratos a Deus e a todos os que estão a fazer este caminho connosco!!

Ana e Luis Pedro Bica